terça-feira, 21 de novembro de 2017

Chapa Fênix - Nosso Plano de Ação


Planejamento de Gestão 2018 - Grêmio Estudantil "Gabriel Santana"

I - Objetivos
     O grêmio tem duas funções principais que não pode deixar de cumprir. Primeira coisa, tem que lutar pelas reivindicações dos alunos da sua escola. Lutas que podem ser pela contratação de professores, reforma nas salas de aula, aumento no número de livros da biblioteca, compra de mais computadores, etc., porém, como falamos, a precarização da educação pública no nosso país é igual para todos os estados e todas as escolas.
     O governo corta cada vez mais verbas da educação e isso é sentido em todas as escolas, pois faz com que as escolas tenham cada vez menos orçamento para melhorar suas condições. Assim, as reivindicações são iguais nas escolas de todo o país: falta de infraestrutura, falta de professores, professores que ganham muito mal, superlotação das escolas e um grande etc.
     Já a segunda função principal do grêmio, que é tão importante quanto a primeira, é fortalecer o movimento estudantil nacional e politizar sua intervenção, pois somente se conseguirmos mobilizar nacionalmente e construir um movimento estudantil forte, podemos arrancar do governo 10% do PIB para educação, passe-livre para todos os estudantes e melhores condições para educação pública. Defender nossos direitos e conquistar muitos outros.

II. Objetivos específicos:
•1º - Congregar o corpo discente da E.E. Prof.° Giulio David Leone.
•2º - Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos.
• 3º - Incentivar a cultura literária, artística e desportiva dos seus membros.
•4º - Promover a cooperação entre funcionários, professores e alunos, buscando a defesa da educação pública.
•5º - Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, político, desportivo e social com outras entidades estudantil (grêmios e movimento estudantil), entidades de estudantes universitários e movimento social organizado.
• 6º - Lutar pela adequação do ensino às reais necessidades da juventude e do povo.
•7º - Lutar pela democracia, pela independência e respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa.
• 8º - Lutar pela democracia permanente dentro e fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados e da livre manifestação.
•9º - Defender e lutar por uma escola pública e de qualidade.
• 10º -Realizar assembleias com os alunos e ouvi-los e lutar pelos seus direitos;











                     Membros da Chapa

       Secretaria de formação política;
Titular: Maria Fernanda Ramos

       Secretaria de Organização;
Titular: Rhayssa Oliveira
Suplente: Maria Luiza

       Secretaria de Finanças;
Titular: Giovanna Rodrigues

       Secretaria de Imprensa;
Titular: Lorena Martins

       Secretaria de Esporte;
Titular: Pedro Ramos

       Secretaria de Eventos Culturais;
Titular: Fernanda Anita

       Secretaria de Relações Públicas;
Titular: Rayssa Veloso

       Secretaria de Movimentos Sociais;
Titular: Amanda Vieira

       Secretaria de Assuntos Educacionais
Titular: Isabela Genize Dupre

           Secretaria Mulheres;
Titular: Luiza Gabrielle Soares

           Secretaria Negros e Negras;
Titular: Jéssica da Silva

           Secretaria LGBT;
Titular: Patrícia Ribeiro

           Secretaria – Geral
Titular: Ana Beatriz Camargo






IV - Principais metas.
 Melhoria geral do ambiente escolar:
    Limpeza da área externa;
    Limpeza das salas de aulas e outras dependências.
    Limpeza regular das carteiras.
    Aquisição de armários de metal fechados para organização dos livros em sala – mais cuidados com o material pedagógico;
    Aulas mais interessantes e atraentes – Melhor organização dos projetos da escola. Buscar debater com a equipe gestora e professores os projetos diversificados (que não prejudiquem as aulas de outros professores), locais adequados para aplica-los, salas ambientes para cada disciplina e materiais para realização das atividades.
    Limpeza e melhoria dos banheiros; 
       Manutenção da quadra - A prática da atividade física é importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser aplicado na escola tal prática vai além desse benefício, pois é possível trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características motoras, cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões físicas, formação do cidadão e outros. A educação física na escola deve promover uma aprendizagem significativa para os alunos, sobre a importância da sua prática e o que esta contribui para a vida do indivíduo. É preciso que os nossos alunos compreendam a sua importância, para que possamos formar cidadãos autônomos, participativos e críticos.  Como conquistarmos esse direito, sem um espaço descente?  Hoje nossa quadra está totalmente danificada: áreas ao redor da quadra tomada por buracos, há mais de 2 (Dois) anos a cobertura da mesma foi desmontada, pois oferecia riscos de desabamento, as traves e demais aparatos para praticar esportes também foram retirados, ficando um espaço praticamente sem uso.   
    Vamos solicitar uma reforma geral da quadra - Para poder proporcionar o desenvolvimento das habilidades esportivas e artísticas dos nossos alunos e, propiciar a realização de projetos. Tudo isso já pensando nos campeonatos e em aulas de melhor qualidade. 
    Manutenção na área útil e no entorno da quadra. Há várias rachaduras e até buracos na área do piso, podendo causar acidentes entre os alunos.
    Reconstrução imediata da quadra esportiva.
     Iluminação adequada, pois não é possível praticar esportes durante as últimas horas da tarde e nem no período noturno.
       Solicitamos que seja construído um vestiário (feminino e masculino) com chuveiros e bebedouro de água, pois é desconfortável fazer atividades esportivas e voltarmos para as salas suados e sujos.   
Ações possíveis: Abaixo-assinado - manifestação na entrega do abaixo-assinado – apoio da mídia local.
    Instalação de lousas adequadas (quadriculadas ou de vidro) e apagadores em todas as salas;
    Troca de vidro das janelas; 
    Manutenção da iluminação das salas de aulas e do sistema elétrico das tomadas (fios expostos);
    Pintura geral da escola;
    Laboratórios de Biologia, Geografia e Química/Física - As atividades experimentais, em sala de aula ou em laboratórios, têm sido consideradas como essenciais para a aprendizagem científica. É durante a atividade prática que o aluno consegue interagir com o meio tendo o professor como estimulador da construção do conhecimento. É utilizando esse tipo de atividade que o aluno pode elaborar hipóteses, discutir com os colegas e com o professor e testar para comprovar ou não a ideia que teve. Isso tudo, sem dúvida, resulta numa melhor compreensão das Ciências.  Ensinar e aprender com experimentos práticos, é muito importante e divertido, mas não se pode desconsiderar a importância das aulas teóricas. Com certeza, não é só com as aulas práticas que se aprende ou se descobre algo novo. Assim, fica evidente que não existe prática sem teoria e nem teoria sem prática. O ideal é uma atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida certa. Portanto, vamos cobrar os agentes estatais espaços adequados para atividades práticas, visto que essa escola está organizada como “modular” tendo como objetivos o trabalho de projetos, nesse sentido, necessitamos de áreas adequadas para desenvolvermos as atividades práticas. Acreditamos que o governo deve apoiar e assessorar os professores de Ciências, Geografia, Física, Biologia e Química em suas práticas pedagógicas, proporcionando interação/integração desses profissionais e estudantes, assim evidenciando sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência que, torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores, trazendo mais qualidade ás aulas e, um maior interesse pela matéria. Vamos solicitar que a comunidade escolar cobre os agentes responsáveis e construa laboratórios para realizarmos aulas práticas.
    Retirada de livros da sala 19 (Dezenove) para que possa ter um espaço adequado para “construir” o laboratório no qual o mesmo está fazendo falta.
        Biblioteca (Sala de Leitura) - Solicitar funcionários em todos os períodos para retirada de livros.
     Videoteca - Criar uma videoteca na escola (na sala de leitura), com um acervo de vídeos, que possam ser utilizados pelos alunos e também como material de apoio para o professor.

    Intervalos - melhorar o espaço útil no pátio no intervalo – Jogos, músicas.
       Sala de Informática - Melhorias na sala do Acessa São Paulo – Fazer manutenção nas máquinas paradas e comprar mais computadores.
 Organização de atividades esportivas e culturais
a) Campeonato geral: Vamos organizar campeonatos de danças, show de talentos e de esportes variados, tendo como finalidade, promover a função social do esporte e da dança como elemento cultural, a ser conduzido na escola e, possibilitar aos alunos a vivência da competição, pautada por uma postura ética e estética.
b) Passeio cultural e Educativo: Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos, zoológico, planetário, Cata –Vento, Butantã, Estação Ciência, cidade da criança e ao teatro, Museu da USP etc. - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno.  Esses passeios ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos, como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em geografia ou em história. São também importantes para a socialização – os alunos podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas. Os passeios culturais também são uma forma de conhecer o patrimônio, de resgatar as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada cidade. A cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que os alunos adquiram conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua cultura.   
       Evento Consciência negra: Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil e, desenvolver projetos ou atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas (De preferência todos anos ter essa realização).
        Festa das Nações/Festa Junina - Visando integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando o educando a conhecer seus símbolos e seus valores.  Cabe salientar que ao incentivarmos as atividades da festa junina estamos valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.   Pretendemos criar algumas “barraquinhas” na festa junina organizada na escola, para arrecadar fundos para nossa entidade.
     Evento Gincana do Meio Ambiente: Caça ao tesouro com sementes, plantio de árvores - no dia da árvore pretendemos organizar uma gincana do meio ambiente, cujo objetivo é a ação coletiva e solidária da comunidade escolar em torno de uma busca comum: a preservação do meio ambiente.  Deste modo, preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente (tendo ativo um “projeto” de reciclagem que seria usado para arrecadar fundos para o Grêmio Estudantil.)
    We can do it: Convivendo em uma sociedade machista, misógina e preconceituosa em vários aspectos, e sabendo da construção de pensamentos que temos dentro da escola, é importante esse espaço para este tipo de atividade. Pois com convívio com alunos podemos observar que pouco se conhece entorno das manifestações das mulheres e seu símbolo histórico.
    Grafite: Manter os grafites entorno da escola e fazer com que os próprios alunos participem dessa atividade cultural.
    Festa das cores: Como forma de socialização a festa das cores vem para “fechar com chave de ouro” o ano.
    Gincana:  Atividade recreativa de conhecimentos gerais.
    Personalização: Ação que incentiva os alunos a usar o uniforme, permitindo que eles personalizem sua camiseta.
    Cine Giulio;
    Setembro amarelo: campanha de prevenção ao suicídio
    Festa  de carnaval;
g) Ação coletiva do Grêmio
         Participação do grêmio nas instâncias democráticas da escola.
Visando cumprir o que determina a legislação vigente pretendemos participar de todas as instâncias democráticas da escola entre elas: conselho de escola, conselho de classe e série, planejamento e replanejamento, Conselho de Escola, Conselho de Classe e série participativo entre outros.
a) Jornal do Grêmio - O jornal do grêmio é um informativo muito importante para debater a “escola que queremos” entre toda a comunidade escolar.  É um instrumento dialógico fundamental tanto do ponto de vista informativo, consultivo e formativo. É também um dos principais canais informativos entre os membros do grêmio e seus representados (alunos).
b)  Sala do Grêmio:  - Reorganização da sala do grêmio -  A sala do grêmio é um espaço importante, pois podemos organizar nosso acervo de documentos, fazer reuniões e preparar nossos materiais informativos.  Já temos um espaço (fundão do corredor da sala 10), mas há ainda algumas deficiências tais como:  Necessitamos de uma impressora. Necessitamos também a instalação de um ponto de internet.
 c) Quadro – Mural –Informar que o Quadro que recebemos para as informações é de certamente do Grêmio Estudantil.
d) Organização de Oficinas:
Juntamente com as parecerias vamos organizar oficinas a ser definidas pela demanda dos alunos (consulta) exemplo: fotografia, radio livre, edição de audiovisual, entre outras. .
       Rádio na Escola - O rádio na escola apresenta-se como ferramenta fundamental na formação para os direitos humanos e de cidadania, uma vez que fomenta a construção dos espaços coletivos através da democratização do acesso e da liberdade de expressão. A prática da educação comunicativa torna-se alicerce no aprendizado crítico do processo de construção e recepção das mensagens ofertadas pela mídia comercial. O desenvolvimento desse projeto proporciona o desenvolvimento do raciocínio e interpretação dos fatos cotidianos, questionando quanto a importância e a veracidade dos acontecimentos noticiados. Essa possibilidade pode melhorar ainda nosso tempo de intervalo propiciando aos alunos uma boa música.

       Parcerias - Temos a pretensão de estabelecer parcerias com outros grêmios, com movimentos sociais e sindicatos para que possamos melhor organizar nossas lutas. Essas parcerias poderão estar voltadas às tarefas políticas, formativas ou organizativas.  

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